SOBRE NÓS

INSTITUTO  DE  ACUPUNTURA

O Instituto Sino-Brasileiro de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Orientais tem formado e qualificado diversos profissionais para o trabalho com as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, em especial a Acupuntura, desde a sua fundação. O Instituto possui uma equipe de profissionais e professores altamente qualificados e está na vanguarda do ensino das técnicas milenares da Acupuntura.

As práticas alternativas de saúde, que atualmente já são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS, são adotadas por um grande número de países do mundo inteiro, quer sejam eles de primeiro, segundo ou terceiro mundo, falando-se em termos econômico-financeiros, com resultados positivos tanto na prevenção de doenças quanto na manutenção da saúde, favorecendo, principalmente, a população mais carente e mais marginalizada que não tem possibilidade de aquisição de fármacos para o seu tratamento. Possibilitando através do Shiatsu e da Acupuntura maior bem-estar e harmonia ao ser humano de forma integral.

Quem somos

A nossa maior preocupação está direcionada para a qualidade educacional do curso técnico que propomos desenvolver, respeitando os valores culturais, políticos e éticos. Enfatizamos, também, em nosso trabalho o incentivo à pesquisa, com planejamento, utilização e avaliação de métodos. Organizamos o currículo com base nas competências profissionais, mobilizando, articulando e colocando em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho eficiente e eficaz das atividades de Acupuntura e demais técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.

A preparação profissional, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDB) poderá ocorrer, no nível do ensino médio, após "atendida a formação geral do educando", onde o mesmo se aprimora como pessoa humana, desenvolve autonomia intelectual e pensamento crítico, bem como compreende os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, dando nova dimensão à educação profissional, como direito do cidadão ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.

Atualmente, em nossa sociedade contemporânea, com o avanço tecnológico, tornou-se cada vez mais necessário qualificação profissional para o acesso ao mercado de trabalho que está tornando-se mais exigente e competitivo, pensando nisso oferecemos um curso de excelente qualidade, com profissionais competentes e atuantes, incluindo aulas práticas e teóricas para qualificar o nosso aluno de forma que ele se destaque qualitativamente no mercado de trabalho.

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Sino-Brasileiro de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Orientais foi fundado pelo Professor Bartolomeu Alberto Neves, que iniciou suas atividades como acupunturista no ano de 1981, depois da sua formação com o mestre Wu Chao-Hsiang, e desde então vem formando profissionais para trabalhar como acupunturistas e shiatsuterapeutas.

No ano de 1999, com a homologação da Deliberação CEE nº 218/1996, o Instituto de Acupuntura solicitou ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro autorização e credenciamento para oferecer cursos técnicos de Acupuntura e Shiatsuterapia, recebendo autorização para o funcionamento pelo Parecer CEE 414/2003.

A autorização de funcionamento foi renovada pelo Parecer CEE 134/2011.

A partir de 2016 o Ministério da Educação (MEC) excluiu do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC) o Curso de Técnico em Acupuntura e, desde esta data, o Instituto vem oferecendo a formação de Qualificação Profissional em Acupuntura.

NOSSA MISSÃO

O objetivo do curso é formar profissionais com elevado grau de qualidade, incorporando às suas práticas de saúde o novo arsenal terapêutico que lhes será disponibilizado, tendo como principal objetivo o compromisso com a ética e o respeito ao ser humano.

Prof. Bartolomeu Alberto Neves

Prof. Bartolomeu Alberto Neves

Presidente da Entidade Mantenedora do Instituto Sino-Brasileiro de Acupuntura, Moxabustão e Terapias Orientais

Diplomado em Acupuntura pelo Instituto de Cultura Chinesa. É Professor de Tai-Chi-Chuan, tendo sido aluno de mestre Wu Shao Chang. Já ministrou vários cursos de Acupuntura, Fitoterapia, Moxabustão e Tratamentos Naturais no Rio de Janeiro. É autor de várias obras de enorme valor terapêutico e individual.